sexta-feira, 25 de setembro de 2009





Para além da pesca de alto mar possível de se fazer nesta zona, abundam pesqueiros na península de Sagres, onde podemos ver pescadores amadores a atirar a sua linha para as profundezas do Oceano. Alguns destes são:
Malhão do Infante, A do Baraço, Castelinhos, Lomba dos Verdalhos, Canhestros, Mazagão, Caixões, Caixanitos, A do Baracinho, biscais, Pedra do João Fernandes, Tábuas, Ponta Ruiva, Calumbreira, Rabo do Galo, Adufas, Dentudo, Nariz, e Ponta dos Currais.



Pesca desportiva tanto em apneia como á cana atrai milhares de pescadores de toda a região principalmente de dezembro a abril sendo considerado o paraíso do amantes deste desporto sendo as espécimes mais abundantes sargo, dourada, robalo, safia. pargo. viuvas.


Lula gigante possui cerca de 2 metros de corpo e terá cerca de 80 quilosEspecialistas da Universidade do Algarve vão estudar uma lula gigante capturada por pescadores e que será hoje à tarde transportada da lota de Sagres para as instalações do "campus" de Gambelas, em Faro.De acordo com fonte da capitania local, a lula - capturada através da pesca de palangre, que utiliza linhas e anzóis -, possui cerca de dois metros de corpo, a que acrescem ainda os tentáculos.Segundo Teresa Borges, especialista no estudo de cefalópodes, o exemplar será transportado para a Universidade do Algarve para servir de objecto de estudo, já que é considerado de "grande importância para a ciência".O animal terá cerca de oitenta quilos, embora essa informação não tenha ainda sido confirmada.As lulas gigantes já têm sido encontradas na Antárctida, a maior até hoje capturada tinha 10 metros de comprimento e pesava quase 500 quilos.

A Vila de Sagres




Sagres, é um município de Vila do Bispo, localizada no distrito de Faro, no Algarve. É um pequeno município com não mais de 2500 habitantes que vivem principalmente do turismo, graças às suas praias e as casas e apartamentos da região, mas também a vasta oferta de hotéis da zona.
Sagres, está localizada junto ao Cabo de São Vicente, a oeste do Algarve. Em tempos este lugar foi dedicado ao Deus Saturno. Em Sagres sugerimos visitar a Fortaleza, o farol, bem como, a Escola de Navegação mandada construir pelo Infante Don Enrique, no século XV, que viveu na zona de
Lagos. Durante séculos, O Cabo de São Vicente representou o fim do mundo, foi o ponto mais extremo, além São Vicente não existia nada. Hoje, Sagres é uma pequena aldeia piscatória na costa do Algarve, onde se destacam os apartamentos e moradias, praias, desportos aquáticos… Sagres, é principalmente a antítese de outros cantos do Algarve onde o turismo e os serviços são destacados pelo melhor. Em Sagres não irá encontrar grandes hotéis ou grandes blocos de apartamentos, encontrará sim, praias, pequenas casas e apartamentos para alugar, alguns restaurantes e um ambiente pacífico e tranquilo para amantes de desportos e de natureza.Sagres é Natureza, em seu redor encontram-se duas paisagens únicas, O parque Natural do Sudoeste Alentejano e o da reserva Natural do Cabo de São Vicente.Sagres é desporto, com várias possibilidades como as caminhadas ou o Golf, ou no mar, o Kitesurf, o windsurf ou o surf. Sagres é turismo, é o destino ideal para passar as suas férias. Apesar de ser uma região pequena, a sua oferta é ampla, tanto de casas como de apartamentos e hoteis .

terça-feira, 22 de setembro de 2009

CREME DE BATATA DOCE

Ingredientes:1 cebola pequena1 batata doce grande qb1 cenoura grande20 g abóbora (+ ou - )(costumo cortar em cubinhos quando está fresca e congelar)1/2 peitinho de frango (75 a 80g + ou -)1 col sobremesa de azeiteágua q.b.Deitar a cebola, a batata e a cenoura no copo e carregar 2 a 3 vezes no turbo até ficar tudo em bocadinhos (usei a dica da Luar72). Deitar 2 copos (bimby) de água e adicionar o peitinho em bocados.Programar 25 min, Temp. 100º vel. 1.No final juntar o azeite, programar 20 sgs, vel. 2. Finalmente, triturar até ficar com a consistencia desejada.No meu caso, ficou um creme muito aveludado, que apesar de não ter sal, dava gosto provar!

Praias


A pequena vila de Sagres está rodeada de praias maravilhosas e muitas vezes desertas, embora o mar seja aqui mais frio e perigoso do que na costa sul algarvia. Tal é o caso das praias de Telheiro, Ponta Ruiva, Beliche, Tonel (óptima para os praticantes de surf) e Martinhal, onde há uma escola de desportos naúticos para esqui aquático, surf e windsurf. As praias na zona, como as de Castelejo, Barriga e Cordama, não foram estragadas pelo turismo e apresentam todas areia fina e rochas no fundo de escarpadas falésias.